segunda-feira, 14 de setembro de 2009

E oque estamos fazendo?


Durante a nossa "viagem ao centro da terra" foi possível enchergar de perto a rotina das comundiades situadas no Parque Nacional do Superagui, pude com isso perceber os paradoxos cujos quais aquelas pessoas vivem.
Possuem a riqueza da Mata Atlântica, mas mal podem observá-la....
Um oceano inteiro a sua frente, mas dele, só os grandes podem tirar sustento...
Uma cultura inigualável...Os Caiçaras...com o comum desleixo de suas escolas, cujo governo mal lembra que existe...
Um povo que luta para sobreviver dignamente, mas é barrado por uma legislação que ainda não faz sentido de existir...
A partir disso me questiono sobre qual é o nosso papel na sociedade...
Nós que conhecemos um pouco sobre tudo, que estudamos em boas escolas, e temos acesso a todos os meios de comunicação possíveis para ver e aprender ainda mais, qual é o nosso papel na sociedade?
Será somente de nos focar em nossos estudos e aprender cada vez mais? Ou simplesmente se conformar, já que como dizem "uma andorinha só não faz verão"?
Acredito que devemos nos manter sempre atento e absorver mais e mais conhecimento e fazer uso disso tudo para a vida prática, para melhorar a realidade na qual se vive, pois conhecimento guardado dentro de livros se tornam obsoletos sem sua aplicação na prática. Conhecimento precisa ser repassado, vivido.
E nessas comunidades é palpável a necessidade de aplicação de tais conhecimentos, que nós viajantes da vida precisamos repassar. Transformar nosso aprendizado em algo concreto: mutirões, reuniões, oficinas, cursos, enfim passar a diante...
Talves seja esse nosos papel na sociedade, passar a diante...estender a mão à aqueles que precisam e saber receber a gratidão que lhe é ofertada.
Movimente-se!



foto by Letícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário